Como Definir a Data e Horário do Casamento

23 abr 2017
Postado em DestaquesPlanejando // com 0 comentários

Você ficou noiva! O coração dispara de emoção e um certo medo do que vem por aí. Dentre as mudanças: a organização do casamento. E na organização, the big question: QUANDO? Qual seria a data perfeita?

Existem alguns fatores que, se levados em conta, ajudam nessa decisão tão importante. Vamos a eles:

como-decidir-data-horario-casamento (1)

Verba Disponível (Estilo de Casamento e Número de Convidados)

O fator financeiro conta muito na escolha da data. Qual a verba de vocês? Com essa resposta em mente, pergunte-se ainda: “Quero um casamento simples ou com tudo que temos direito?” e o mais importante “Qual o número de convidados?”. Tudo isso te traz uma realidade que mostra se será possível definir a data para o próximo bimestre ou para os próximos 2 anos.

Se rolar um desânimo nessa parte, fiquem firmes. A média de antecedência que os noivos marcam o casamento é de 12 a 24 meses. O importante é organizar com calma para que essa fase seja gostosa, não um fardo.

Feriados

como-decidir-data-horario-casamento (5)

Feriados prolongados podem ser ótimos para convidados de fora se organizarem com a viagem. Porém, envie o Save The Date assim que definir. As pessoas planejam viagens nesses feriados com certa antecedência e pode acontecer de boa parte dos convidados estar viajando na data do seu casamento (carnaval acontece muito isso).

Se marcar em feriado, fique atenta aos fornecedores: eles funcionarão na data? Eu tive problema com as toalhas do meu casamento e me casei em um feriado, foi um martírio encontrar fornecedor trabalhando no dia pra me ajudar a resolver.

Datas Comemorativas

como-decidir-data-horario-casamento (2)

Já adianto: casamentos próximos aos dias das mães e dias dos namorados podem encarecer na decoração. As flores ficam mais escassas e vocês podem pagar por isso. Atenção também para a Páscoa (ou quaresma), alguns convidados não se alimentam com carne nesse período – é interessante ter opções veganas no cardápio.

Estação do Ano

como-decidir-data-horario-casamento (11)

Você já parou pra analisar qual o período do ano que mais gosta? Do calor do verão, das flores das primavera, do sol dourado do outono ou da sofisticação do inverno?

Clima

como-decidir-data-horario-casamento (4)

Com base na dica anterior, em qual clima vocês gostariam de se casar? Nos casamentos de Setembro a Março corre grande risco de chover no final da tarde. É um período bom para casamentos de manhã ou a noite. Já de Abril a Agosto é possível pensar em mangas longas no vestido por causa da queda nas temperaturas (principalmente em Maio e Junho).

Datas Especiais

como-decidir-data-horario-casamento (8)

Que tal se casar no dia (ou próximo ao dia) que se conheceram? Ou que ficaram noivos? Ou no aniversário de namoro? Ou ainda no aniversário de um dos dois? :)

Horário

como-decidir-data-horario-casamento (10)

O sonho é um casamento no glamour da noite, na vivacidade da manhã ou na beleza do fim de tarde? Isso também pode influenciar a data.

Casamentos de manhã no inverno são difíceis. As manhãs podem ser geladas e as pessoas demoram a se soltar. Se o casamento for pela manhã, talvez a melhor opção ficaria entre Setembro e Abril (meses de mais calor esse horário).

Casamentos a noite são mais democráticos. Entre Outubro e Fevereiro, prefira marcar para mais tarde (entre 20h30 e 21h30) pois temos horário de verão e as temperaturas sobem muito. Nos outros meses escurece mais cedo, dá pra marcar entre 19h e 20h e já será noite.

As cerimônias de fim de tarde ficam lindas com o sol do outono e do inverno. Período também que as chuvas são mais raras. Prefira os meses de Abril a Agosto se optar por esse horário (entre 16h e 17h). Se escolherem outro mês, tentem marcar um pouco mais tarde, para conseguir pegar o por do sol e não sofrer tanto com o calor (entre 17h e 18h), mas lembrem-se das possíveis chuvas – é prudente ter um plano B caso elas apareçam.

Dia Da Semana

como-decidir-data-horario-casamento (13)

Sábado é o dia mais usado para comemorar casamentos, mas muitos optam também pela sexta-feira a noite, ou domingo durante o dia. Temos ainda a possibilidade de vésperas de feriado ou dias de feriado prolongado.

A dica aqui é: se escolherem alguma data durante a semana (de segunda a sexta) que não anteceda feriado, é interessante marcar a cerimônia para a noite. Muitos trabalham e não conseguem chegar antes das 19h, por exemplo.

Casamentos a noite na sexta, sábado ou véspera de feriado facilitam a vida dos convidados (que podem curtir a festa sem se preocupar em levantar cedo).

Casamentos de manhã: prefira sábado, domingos e feriados. Dias de semana dificultam esse horário.

Para as celebrações no fim de tarde, prefira sábados ou feriados prolongados (quando o feriado é uma sexta, por exemplo).

como-decidir-data-horario-casamento (7)

É isso, amigxs. Espero ter ajudado! :)



Comente pelo Facebook:

Ou comente por aqui

bem-casados bolo brindes buffet buque colorido cabelo e maquiagem casamento classico casamento colorido casamento de dia casamento noite casamento no verão casamento real casamento rústico casamentos reais casamento vintage casoriomarceloefernanda cerimonial chalkboard decoração decoração dia decoração verde dicas diy doces ensaio estética evento de noivas feira de noivas fornecedores fotografia lembranças lousinha lua de mel luzinhas madrinhas padronizadas maquiagem noiva música noivado organizando casamento pre-wedding publieditorial roselia lima tendência decoração casamento vestido vestido de noiva

Noivas De Ribeirão Preto • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por