Quantidades de Doces, Bebidas e Lembranças Para Casamentos

25 out 2016

Olá, meninas! Hoje iniciamos a coluna “Me ajuda, cerimonialista!” com a fofa da Aline Brigliadori. O primeiro tema é: quantidades. Está cheio de dicas e tenho certeza que vai te ajudar em algum momento do planejamento. Enjoy!

14705812_972824082863964_6948772845649005565_n

Olá noivinhas!!! Antes mais nada preciso me apresentar para quem ainda não me conhece: meu nome é Aline Brigliadori, sou advogada por formação e assessora de casamentos por vocação, casada, mãe de duas princesas e apaixonada por finais felizes!!!

Quero enfatizar também que é uma grande honra assinar esta coluna em um blog de casamentos tão conceituado na região, e que vocês podem contar comigo (mandem suas dúvidas, sugiram temas). Vou adorar fazer parte da história de cada noivinha daqui.

Sem mais delongas vamos ao tema mais votado da enquete que a Fer Marchioretto lançou no grupo do Facebook: “Quantidades para casamento (doces, bebidas e lembranças)”.

doces-lembrancas-quantidade-casamento-festa3

Bom, vamos começar falando que em matéria de quantidade de doces, bebidas e lembranças não, em hipótese alguma, vale a velha máxima de que “menos é mais”. O que quero dizer com isso é que, por mais que você esteja com o orçamento apertado, nunca contrate menor quantidade do que era necessário, pense sempre: “Melhor não oferecer do que deixar faltar no decorrer da festa”.

Por outro lado, a não ser que você tenha um orçamento sem limites ou bem folgado, você não precisa esbanjar nas quantidades contratadas. Ficaremos então com a regra de “contrate o suficiente”. E como saber a quantidade suficiente de cada item? Minha experiência de 6 anos como assessora de casamentos e 17 anos vivendo dentro do mercado de casamentos e eventos faz com que saibamos as médias de consumo de cada item (minha mãe inaugurou seu buffet no meu aniversário de 15 anos e eu nunca mais sai deste mundo… mas não façam as contas da minha idade agora hein… rs). Tenho certeza que o cerimonial que você contratou e até mesmo os profissionais de cada área também podem te ajudar muito caso ainda haja dúvidas, mas seguem abaixo as minha dicas, separadas por itens, para facilitar a consulta, ok?

Bebidas

whisky-quantidade-casamento-festa

Quando pensamos em bebidas sempre falamos em “quantidade média para não faltar” (significa que pode sobrar um pouco, mas não em abundancia), assim é sempre conveniente você buscar fornecedores que trabalhem com pelo menos 30% de margem consignada.

Cerveja, refrigerante e água: normalmente estas bebidas estão inclusas no buffet e você não precisa se preocupar com isto, mas pode ser que você seja uma noivinha que resolveu botar a mão na massa literalmente e vai fazer tudo sozinha, ou que retirou a bebida do buffet para dar uma barateada no preço por pessoa, então achei importante falarmos delas também.

Para cerveja calculamos 1 garrafa de 600ml a cada convidado. Refrigerante, 500ml a cada convidado e água 200ml a cada convidado.

Vinho ou Espumante: aqui é importante salientar duas coisas: se você optar por servir vinho tinto E espumante não deve mesclar os dois para chegar na quantidade ideal, ou seja, tem que ter a quantidade adequada de espumante para todos E de vinho tinto para todos, sob pena de acabar apenas um tipo no decorrer da festa. Também atente-se para a época do ano em que vai acontecer seu casamento, no inverno o consumo de vinho tinto é maior, enquanto no verão o espumante ou frisante ganha disparado.

A média é de uma garrafa de vinho tinto a cada 4 convidados e uma garrafa de espumante/frisante a cada  3 convidados. Se você for servir o espumante apenas para o brinde dos padrinhos uma garrafa a cada 8 taças.

Whisky: há dois modos para você disponibilizar o whisky no seu casamento. Você pode optar pelo garçom servindo volante de mesa em mesa, ou você pode montar um bar de whisky, no qual o convidado deve ir até ele para se servir. A sua escolha determina a quantidade que você deve comprar.

Se optar pelo serviço volante, 1 garrafa para cada 10 convidados, se optar pelo bar de whisky, uma garrafa a cada 20 convidados. Se você achou as quantidades discrepantes explico: quando você serve a bebida volante abre margem para o convidado que nem beberia também se servir, quando você coloca a disposição no bar, apenas os que realmente gostam da bebida se dispõem a ir buscá-la.

Doces

doces-lembrancas-quantidade-casamento-festa2

Quando falo com minha noivinhas sobre quantidades de doces sempre digo: “se você fizer 20 doces por pessoa eles vão terminar do mesmo jeito, a diferença estará em quantos doces seus convidados levaram para casa”. Então neste item temos que trabalhar com o seu orçamento: tem orçamento sobrando? Pode abusar! Está com orçamento enxuto: fique no mínimo suficiente, que é 5 a 6 doces por convidado. Uma observação importante: se você tem 200 convidados faça 200 doces de cada tipo, se fizer 50 de cada vai faltar doce porque seus convidados pegarão pelo menos um de cada e terá convidado que ficará sem. Exemplo: 200 convidados = 1000 doces = 5 qualidades.

Lembranças

doces-lembrancas-quantidade-casamento-festa

É claro que toda noivinha quer demonstrar beleza e fartura na sua festa de casamento, mas hoje em dia, como quase todo mundo tem uma equipe de cerimonial pelo menos para a recepção, você não precisa mais pensar em fazer três vezes o número de lembranças por convidado. Converse com sua cerimonialista e indique qual quantidade de lembrança que cada convidado pode levar para casa, a equipe saberá com muita cordialidade fazer a regra ser respeitada. Assim, minha dica é simples:

Lembrança comestível (bem casado, trufa, pão de mel, etc): pelo menos 1 para cada convidado, neste caso conte também as crianças, e peça 20% a mais para ter de margem de segurança e levar embora se sobrar.

Chinelos, aromatizadores, temperos, vasos de plantas: Conte um por mulher convidada, ainda que tenha duas mulheres na mesma família. E não esqueça de colocar na conta os convidados “avulsos” do sexo masculino, (com exceção dos chinelos) pois ainda que seja um amigo solteiro do seu noivo ele vai querer levar o aromatizador lindo que você fez para a mãe dele, rs.

Sobre os chinelos, quando fizer o pedido, observe a seguinte numeração: 25% 35/36 | 50% 37/38 | 25% 39/40.

 

Bom meninas, por hoje é só, espero ter contribuído para o dia dos sonhos de vocês, e quem tiver mais alguma dúvida ou sugestão para a próxima coluna, que será mensal, pode mandar e-mail no [email protected], colocando no assunto: Me Ajuda, Cerimonialista! Até mais e bons preparativos para vocês! Beijinhos.

Aline Brigliadori – Assessora da Noivaaline-brigliadori-cerimonialista-ribeirao_preto

Endereço: Avenida Visconde do Rio Branco 298, Jardinópolis/SP

Telefone/Whatsapp: (16) 99155-2334

Facebook: facebook.com/alinebrigliadoriassessora

Email: [email protected]

Para ver todos os posts da Aline, clique na tag #meajudacerimonialista


Comente pelo Facebook:

Ou comente por aqui

bem-casados bolo brindes buffet buque colorido cabelo e maquiagem casamento classico casamento colorido casamento de dia casamento noite casamento no verão casamento real casamento rústico casamentos reais casamento vintage casoriomarceloefernanda cerimonial chalkboard decoração decoração dia decoração verde dicas diy doces ensaio estética evento de noivas feira de noivas fornecedores fotografia lembranças lousinha lua de mel luzinhas madrinhas padronizadas maquiagem noiva música noivado organizando casamento pre-wedding publieditorial roselia lima tendência decoração casamento vestido vestido de noiva

Noivas De Ribeirão Preto • todos os direitos reservados © 2019 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por